Campos de Férias

Mentes Brilhantes/Parque Biológico Serra da Lousã


No final de cada ano letivo, o projeto Mentes Brilhantes, também pertencente à Fundação ADFP realiza em parceria com o Parque Biológico da Serra da Lousã campos de férias com pernoita com a duração de uma semana. A data de realização encontra-se sempre dependente do calendário escolar, mas acontecem em semanas intercaladas do mês de Julho, para idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos.

Estes campos de férias são mais do que semanas para ocupar as crianças: são semanas cheias de aventuras, novos ambientes, novos estímulos, novas aprendizagens e rotinas e, muita diversão.

São proporcionadas atividades de várias áreas de modo a permitir a multi-estimulação e, possivelmente, ajudar a sobressair as áreas fortes da criança. Tendo dormida e sendo aberto à comunidade, existem outras competências transversais a serem adquiridas como a responsabilidade pelas suas próprias coisas, competências de organização, competências sociais e... aprender a cozinhar!

Os campos de férias já contam com 3 anos de atividade e tem sido gradualmente aberto a cada vez mais participantes por isso agarrem já a vossa vaga!

As atividades são diferentes de ano para ano, no entanto para aguçar o apetite deixamos algumas das atividades já realizadas:

  • Workshop de teatro
  • Workshop de dança
  • Workshop na queijaria/fumeiro
  • Workshop de olaria
  • Desporto (caminhadas, jogos tradicionais, futebol, basquetebol, piscina, entre outros)
  • Peddy paper para conhecer a Vila de Miranda do Corvo
  • Uma noite de dormida no observatório da Serra da Lousã
  • Atividades em parceria com entidades da vila (ex. Guarda Nacional Republicana – Escola Segura)
  • Ajuda na alimentação dos animais do Parque Biológico
  • Ciências experimentais

Entusiasmados? Estejam atentos às novidades…


Mais informações sobre o projeto Mentes Brilhantes

O projeto Mentes Brilhantes iniciou-se no ano de 2014/2015 na vila de Miranda do Corvo tendo por base as ciências, fornecendo aos alunos do 4º ano do concelho cursos de ciências experimentais e, deste modo, também nos campos de férias as ciências estiveram presentes. Os participantes tiveram a oportunidade de criar um verdadeiro vulcão através de reações químicas conheceram o nosso cérebro através das neurociências e, para terminar a semana da melhor forma, visitaram o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra! Uma experiência única e com muita sabedoria envolvida! 


Os campos de férias surgem com o intuito de fornecer atividades em várias áreas do saber e do saber fazer às crianças do concelho de Miranda do Corvo mas, ao longo dos três anos foram abrangendo cada vez mais crianças dos concelhos vizinhos, demonstrando ser assim uma aposta de sucesso da Fundação ADFP.