O Restaurante
O Restaurante Museu da Chanfana é uma merecida homenagem à gastronomia tradicional assente na carne de cabra velha, de porco e ainda na caça e pesca.
A gastronomia é testemunho imaterial da história socioeconómica da região potenciando a imagem de Miranda do Corvo como Capital e Berço da Chanfana.
No Parque Biológico da Serra da Lousã poderemos reunir todas as etapas do Ciclo da Cabra, desde o seu nascimento até ao seu aproveitamento gastronómico, associados a um espaço envolvente onde predomina o verde e encontramos os animais em pasto.
O Museu da Chanfana aparece associado a um conjunto de factos históricos, práticas ancestrais e artes e ofícios artesanais. O aproveitamento integral da cabra reflecte a pobreza, ruralidade e a pastorícia da região.
Pratos como a Chanfana, Negalhos e Sopa de Casamento confecionados seguindo a receita genuína e os métodos mais tradicionais, são algumas das experiências gustativas disponíveis.
No Restaurante, museu vivo da gastronomia regional, é dada grande importância aos pratos tradicionais de carne de porco como o sarrabulho, o bucho e os enchidos.
A Real Confraria da Cabra Velha e a Real Confraria da Matança do Porco são parceiras do Restaurante Museu da Chanfana.
Na Quinta Pedagógica também se podem observar algumas raças tradicionais do porco. No Parque de Vida Selvagem, o javali, a representação selvagem do porco doméstico, é um dos animais que pode ser observado no habitat natural.
Aliada à gastronomia tradicional, surge a importância de uma cozinha contemporânea que privilegia a qualidade e o requinte do serviço e de uma ementa diversificada para paladares exigentes.
O Restaurante Museu da Chanfana abriu as portas em Junho de 2009, dotado de uma equipa jovem, profissional, simpática, com uma excelente cozinha liderada pelo chefe Vítor, quer conquistar um público exigente, conhecedor, que valorize os prazeres da boa mesa.