O Parque

Com o objetivo de privilegiar e ajudar na conservação das espécies que habitam ou habitaram o território português, o Parque Biológico é a maior amostra da fauna selvagem de Portugal. Situado na encosta da Serra da Lousã, ocupa uma área de 33 000 m2 de Reserva Ecológica Nacional.


Ao longo do passeio pelos caminhos do Parque Biológico irão encontrar várias espécies de fauna e flora. No caso da fauna, poderão ser observadas várias espécies de aves de rapina (águias, corujas, entre outras), ursos pardos (atualmente extintos em Portugal), linces, lobos, raposas, javalis, mas também vários herbívoros como gamos, veados, corços, cabras entre muitos outros animais. Ao longo do percurso poderão ser descansar à sombra de castanheiros, carvalhos, medronheiros entre outras espécies de flora existentes nas nossas matas e florestas.


O Parque Biológico da Serra da Lousã visa promover a biofilia e sensibilizar os seus visitantes, desde a comunidade escolar ao público em geral, para a biodiversidade existente no nosso país e para os fatores que ameaçam a sua sobrevivência.


Para todos os animais residentes no Parque Biológico é criado pelos técnicos um habitat com todas as características e estímulos essenciais para proporcionar bem-estar físico e emocional, satisfazendo os seus gostos e necessidades. De modo a melhorar cada vez mais a qualidade de vida destas espécies, o Parque Biológico tem diversas parcerias com entidades, universidades e politécnicos.


Aviso: Os animais e as plantas nascem, crescem e morrem. As espécies e o número de animais presentes podem variar ao longo do ano.


Informação extra

Há cada vez mais pessoas interessadas na natureza, em caminhar e fruir dos nossos espaços naturais. Incentivamos todos a visitar a natureza da região e as nossas serranias. Muitos gostam de observar a vida selvagem, mamíferos, aves, répteis, anfíbios…

Nas visitas à Serra da Lousã, a pé ou num veículo, podem-se detetar muitos vestígios da vida selvagem e com alguma paciência pode-se mesmo enxergar alguns exemplares da fauna selvagem.

No Parque Biológico da Serra da Lousã há a certeza de o visitante poder observar com alguma proximidade esses animais, que embora em cativeiro, estão integrados num ambiente de floresta.