Labirinto, Roseiral e Horta
Labirinto do Parque Biológico Único no Mundo:
um percurso que estimula os sentidos entre cheiros, cores e sabores!
Nem só de animais e plantas vive o Parque Biológico da Serra da Lousã! Também tem três Museus, equipamentos de diversão e um labirinto único no mundo. Local único porque é um labirinto desenhado com árvores de fruto.
É uma experiência sensorial única onde podemos observar de perto árvores da fruticultura do país. Sentindo cheiros e texturas variáveis nas 4 estações do ano, vendo as diferentes cores de flores, folhas, frutas e saboreando estas últimas em estado natural, sem qualquer tratamento. Mas, aconselhamos a chegar antes dos passarinhos que não resistem a picar as frutas mais doces!
Este labirinto, com cerca de 1300 m2, é uma homenagem aos viveiristas da região que produzem uma grande percentagem de novas árvores para a fruticultura nacional.
O labirinto apresenta o seu auge na Primavera/Verão.
Os labirintos possuem uma mística que tem variado ao longo dos milénios.
O mais celebre aprisionou o Minotauro na mitologia Grega.
Com os Templários, nas catedrais de Chartres e Amiens, assumem a mensagem de aperfeiçoamento iniciático de humildade, no erro e acerto, que nos conduz à Verdade.
No Templo Ecuménico Universalista (a 800 metros deste labirinto de árvores de fruta), um outro em calçada de vidraço, branco e preto, desafia à reflexão sobre a existência do Homem, ao sentido da Vida e da Humanidade