Espécie do Mês


Planta do mês de Março

A invasora Acácia "Mimosa"

Em Março, o Parque Biológico da Serra da Lousã, elege uma espécie bastante conhecida como espécie do mês - a Acácia, conhecida como Mimosa. No entanto, o Parque salienta que escolhe esta espécie não por ela ser uma espécie nativa da flora portuguesa, mas sim por ser uma espécie invasora e muito perigosa para a nossa flora autóctone. As mimosas - Acacia dealbata, tal como todas as espécies de acácias que atualmente encontramos nas nossas florestas estão catalogadas como espécies invasoras. Uma espécie é considerada invasora quando não pertence à flora nativa e causa desequilíbrios no funcionamento do sistema ecológico, reduzindo a biodiversidade existente.

A espécie caracteriza-se por atingir cerca de 15 metros com tronco de cor acinzentado. Apresenta folhas perenes, recompostas, de cor verde-acinzentadas. As suas flores, apreciadas pela sua cor amarelo vivo, estão reunidas em capítulos. As sementes que se formam, ficam viáveis durante vários anos e são dispersas por animais, sobretudo por pássaros e formigas, e por vezes, por ventos fortes. Quando situadas junto aos rios, as sementes podem ser arrastadas e dispersas pela corrente. 

Foi introduzida em Portugal, como espécie ornamental e cultivada para fixação de solos e como espécie florestal. Atualmente é considerada uma das piores espécies invasoras em ecossistemas terrestres em Portugal continental.